Morales defende princípio antiimperialista em países andinos

O presidente boliviano, Evo Morales, defendeu o acesso ao poder nos cinco países da região andina de líderes com princípios antiimperialistas como ele e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse a Agência Boliviana de Informaç&a

"Temos que ganhar nos cinco países (andinos) companheiros e companheiras, para que a região andina se liberte, para que a região andina esteja com seu povo e não com o império, não com as multinacionais", disse Morales durante um ato público realizado na cidade de Pucarani, próxima a La Paz. O presidente boliviano lembrou a luta do líder aimara Tupak Katari contra os espanhóis no período colonial com o objetivo de pedir apoio aos movimentos indígenas do Peru, da Colômbia e do Equador, que junto com a Bolívia e a Venezuela fazem parte da região andina.

"Temos a obrigação de libertar toda a América", disse, antes de afirmar que a recuperação dos recursos naturais integra esse processo. Sobre esta questão, Morales conversará amanhã com o candidato presidencial peruano Ollanta Humala, na cidade fronteiriça de Copacabana. Tanto Morales quanto Chávez apoiaram Humala, que disputará no próximo dia 4 o segundo turno eleitoral com o ex-governante Alan García.

As informações são da
Agência Boliviana de Informação