Boicote financeiro já matou quatro pacientes palestinos

Ao menos quatro palestinos moradores da faixa de Gaza morreram em conseqüência direta do boicote econômico imposto à Autoridade Nacional Palestina (ANP), informa nesta terça-feira a organização Médicos p

"Ao menos quatro pacientes morreram como resultado direto desta falta de fundos", afirma o comunicado divulgado pela organização israelense, no qual anuncia a publicação de um relatório sobre o colapso do sistema de saúde palestino, devido ao boicote israelense e internacional.

A nota afirma que "alguns pacientes de câncer na faixa de Gaza não receberam quimioterapia por mais de um mês". O relatório alerta que "o fim do financiamento ao sistema de saúde supõe a morte de milhares de pessoas a curto prazo".

A ONG acusa Israel de ser "responsável pelo colapso da sociedade civil palestina em geral e do sistema de saúde em particular".

Bloqueio assassino

O Ministério da Saúde palestino, com cerca de 11 mil empregados que não recebem seus salários há três meses, atende às necessidades de 64,5% da população palestina.

O bloqueio econômico impede o ministério de comprar medicamentos e vacinas, além de proporcionar serviço urgente, fazer estoque e utilizar seus laboratórios.

O ministério também necessita de dinheiro para enviar milhares de pacientes a centros médicos fora dos territórios palestinos, onde possam receber tratamentos que não são oferecido nos hospitais palestinos. Isto afeta, em particular, pacientes de câncer que necessitam de quimioterapia.

O hospital central de Gaza, entre outros, não recebe há pelo menos um mês medicamentos básicos, como diuréticos e antibióticos.

Com agências internacionais