Partido de Tony Blair tem a maior rejeição em 14 anos

O Partido Trabalhista, do primeiro-ministro britânico Antony Blair, sofre uma fase de impopularidade sem precedentes nos últimos 14 anos, revela uma pesquisa publicada nesta terça-feira pelo jornal conservador britânico The Tim

Apenas 30% das pessoas consultadas pelo instituto Populus planejam votar nos trabalhistas, o índice mais baixo desde 1992 — cinco anos antes de Blair obter a primeira de suas três vitórias eleitorais. A ampla reforma ministerial realizada por Blair na sexta-feira passada (5), após a vitória dos conservadores nas eleições regionais britânicas, não melhorou a popularidade do partido.

No total, 38% dos entrevistados preferem os conservadores, liderados por David Cameron, e 20% votariam nos Liberais Democratas.

Os britânicos favoráveis à permanência de Blair no governo depois de dezembro são apenas 31%, contra 42% no mês passado. Mais de 50% pensam que "o principal problema do governo agora é o próprio Tony Blair". Sobre as próximas eleições gerais, 65% dos entrevistados dizem acreditar que os trabalhistas perderão a disputa.

O Instituto Populus ouviu 1.509 adultos em todo o Reino Unido entre a última sexta-feira (5) e domingo (7).

Com agências internacionais