Botecos de MG transformam banheiros em galerias de arte

Os banheiros de 36 bares de Belo Horizonte foram transformados em galerias de arte neste outono. Tudo por causa do festival Comida di Buteco 2006, que está em sua 7ª edição e vai até 17 de maio. O projeto Arte no Banheiro, uma da

Inspirado na obra do escritor francês Marcel Proust, o artista plástico Patrício criou uma instalação especialmente para o banheiro do bar Aconchego da Floresta (foto). Partindo de uma releitura de Em Busca do Tempo Perdido, o artista faz uso do conceito de memória afetiva proposto por Proust, em uma exposição que utiliza a memória sensorial dos sentidos humanos. “Quem visitar o bar Aconchego da Floresta poderá apreciar as obras com o tato, ouvir sons e sentir o cheiro de essências aromáticas masculinas e femininas”, comenta o curador do projeto, o artista plástico Luiz Flávio, da PUC-MG.

No bar Geraldin da Cida, o artista Rafael Zavagli utilizou grama sintética e figuras de paisagens realistas como se fossem janelas, e pretende transportar quem passar pelo banheiro para um universo calmo e bucólico, longe do stress e da agitação do ambiente urbano. Depois de apreciar o sabor do tira-gosto do Mr. Golo, quem for ao banheiro do bar poderá se deliciar também com os sons da preparação dos pratos do cardápio. A exposição da artista Amanda Lopes, propõe aos visitante uma fruição dos sons de “buteco”, gravados na cozinha, nas mesas, nos próprios banheiros e durante a preparação dos pratos.

O artista Ramon Martins transformou o banheiro do Bar do Ceará em uma autêntica galeria de arte, com pinturas que brincam com a percepção óptica dos visitantes. “Do lado de fora, três freiras pintadas na parede convidam para um brinde com cerveja gelada. A sensação para quem observa a pintura é a de que se pode sentar e brindar junto”, descreve o curador. No Antônius, outro bar mineiro, o artista Carlan criou o jornal A Casinha, com casos e assuntos relacionados aos banheiros de “buteco”. Uma atração artístico-jornalística para se ver, ler e dar risadas.

O projeto Arte no Banheiro selecionou 20 artistas por meio de um concurso e 16 convidados, que criaram obras exclusivamente para o banheiros dos bares do Comida di Buteco.