Filme sobre Guerra das Malvinas é premiado em Nova Iorque

O filme argentino Iluminados pelo Fogo, que trata da guerra das Malvinas, ganhou neste domingo um dos principais prêmios do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova Iorque. Dirigido por Tristán Bauer, o longa-metragem já ganhara o Prêmi

O Tribeca Film Festival, que pegou emprestado o nome de um dos bairros nova-iorquinos, foi criado pelo ator Robert De Niro pouco depois dos atentados às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. A edição deste ano foi a quinta de sua história, com apresnetação de 274 filmes. United 93, primeira produção hollywoodiana a tratar do 11 de setembro, abriu o evento na semana passada. Os organizadores deixaram de priorizar comédias açucaradas ou longas de ação, dando destaque a filmes adultos e polêmicos. Stephen Holden, do New York Times, afirmou que, atualmente, “a bruta realidade constitui a marca artística” de Tribeca.

O prêmio de melhor ator foi para o alemão Juergen Vogel (Der Freie Wille), e de melhor atriz para a tcheca Eva Hobulova (Holiday Maker). War Tapes, uma antologia de imagens tiradas por soldados norte-americanos no Iraque, conquistou o prêmio de melhor documentário. O filme é dirigido pela jornalista e cineasta Deborah Scranton.

Da Redação,
com agências.