Brasil Alfabetizado avalia atividades em 21 municípios

O Ministério da Educação (MEC) realizou, entre 16 de abril e 5 de maio, uma pesquisa em 21 municípios para avaliar o andamento das ações dos programas Brasil Alfabetizado e de Educação de Jovens e Adultos (

O objetivo foi o de verificar o funcionamento da conexão entre alfabetização e programas de EJA e como ocorre a formação inicial e continuada dos alfabetizadores. Foram ouvidas as equipes pedagógicas de estados e municípios, as coordenações de educação de jovens e adultos (EJA) do projeto Fazendo Escola e os alfabetizadores.

De acordo com o coordenador de acompanhamento de programas do Brasil Alfabetizado e de EJA da Secad, Marcos Maia, os resultados da série de questionários aplicados permitirão à secretaria conhecer detalhadamente o andamento do programa para, se necessário, corrigir rumos, além de colher subsídios para orientar as políticas públicas da área.

A amostra de municípios objetos da pesquisa, em sua maioria capitais dos estados, obedeceu ao critério de ter, em comum, equipes municipais do Brasil Alfabetizado e do Fazendo Escola. Dados da Secad indicam que entre 385 e 400 municípios têm essa estrutura. Segundo Maia, os técnicos da secretaria analisam as informações coletadas em campo.

Dados – Os programas Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos têm hoje 1,9 milhão de jovens acima de 15 anos e adultos em salas de alfabetização, distribuídos em 104.718 turmas. Esse contingente de estudantes é atendido por 98.670 alfabetizadores, contratados por 638 prefeituras, estados ou organizações da sociedade civil conveniados com o MEC. Dados da Secad apontam uma predominância de mulheres, tanto aprendendo nas salas de aula quanto ensinando. Entre os alunos, as mulheres são 57,62%; entre os alfabetizadores, 84,25%.

Fonte: MEC