PCdoB apoia Serys e Zé do Pátio e quer indicar Vice

Em reunião realizada no dia 12 de maio, a Comissão Política Estadual do PCdoB/MT, aprovou documento político, apontando política de alianças e indicação de pré-candidaturas.

A Comissão Política do Partido Comunista do Brasil de Mato Grosso, em reunião ocorrida no dia 13.05, aprovou documento a ser debatido pelas convenções eleitorais municipais, que se realizarão até 10 de junho.
Avaliando o quadro nacional, os comunistas mato-grossenses ressaltam avanços sociais importantes do Governo Lula, a exemplo do Bolsa Família, Programa Luz para Todos, PROUNI, Cotas nas Universidades, recuperação real do salário mínimo, esporte com caráter inclusivo, etc, e denunciam o “conluio oposicionista-midiático” que tentam desestabilizar o governo e evitar a reeleição de Lula. No plano eleitoral, o documento aponta que a reeleição conluio  do Presidente Lula é o centro da tática do PCdoB.
Em âmbito estadual, os comunistas avaliam que a eleição de Blairo Maggi representou o anseio de mudanças da maioria da população, no entanto, consideram que Blairo Maggi falha em questões essenciais. Acusando o Governado de transformar o Estado em extensão dos seus negócios, inclusive com a nomeação de executivos de suas empresas em postos chaves do governo, fazer política segmentada (só favorecendo o agronegócio), não buscar solução  eficaz para o problema das desigualdades regionais, criminalisar os movimentos dos trabalhadores e ser deficiente nas políticas públicas da educação, saúde, segurança e meio ambiente.
O documento também acusa o Governador de desferir ataques raivosos e injustificados ao Presidente Lula e tentar esconder da população o apoio que o Governo Federal tem dispensado ao Estado. Defende uma aliança eleitoral envolvendo PT, PCdoB, PMDB, PSB, PL, PTB, PV e PMN, apontando a Senadora Serys Marli para a disputa ao Governo e do Deputado Zé do Pátio ao Senado, e não descarta a participação de nomes do Partido para o cargo de vice ou na chapa de senado.
Por último, o documento aponta o nome do diretor do Jornal dos Municípios Antonio Borges Neto (NETÃO) como pré-candidato a deputado estadual e dos camaradas Aislan Galvão (estudante), Antônio Aguiar (Advogado), Edson Ribeiro (professor), Felix Marques (advogado) e Rafael Martelo (estudante), como pré-candidatos à Câmara Federal.
O Presidente Estadual, Miranda Muniz, também informou que no dia 25 de junho será realizada, em Cuiabá, a convenção eleitoral estadual, onde será aprovada coligação e escolhidos os candidatos do partido.
A reunião também contou com a presença do camarada Oswaldo Napoleão, da Comissão Nacional de Organização.