Seqüestrador de Beslan considerado culpado por terrorismo

O Supremo Tribunal de Vladikavkaz (sul da Rússia) declarou nesta terça-feira que o único seqüestrador sobrevivente da matança na escola de Beslan em 2004, o tchetcheno Nurpachi Kulayev, é culpado de "ato de terrorismo"

Na manhã de 1º de setembro de 2004, um grupo terrorista invadiu a escola Nº 1 de Beslan e fez 1.128 reféns. O ato resultou na morte de 331 pessoas, 319 civis, incluindo 186 crianças, dez membros das tropas especiais russas e dois funcionários do ministério de Situações de Emergência.

"O tribunal estabeleceu que Kulayev participou em um ataque armado e em uma tomada de reféns em grupo organizado, que cometeu homicídio de pessoas sem defensa", declarou o presidente da corte, Tamerlan Aguzarov, no início da leitura do veredicto.

"Cometeu um ato de terrorismo com o objetivo de pressionar as decisões dos órgãos de poder. Atentou contra a vida de membros das forças de ordem", acrescentou o juiz. A leitura do veredicto, que será concluída com o anúncio da pena, deve durar vários dias.

A promotoria pediu a pena de morte contra o acusado. Caso o tribunal aceite o pedido, a condenação será comutada em prisão perpétua, por causa de uma moratória sobre a pena capital na Rússia.

Com agências internacionais