Bush corta impostos e beneficia americanos ricos

O chefe da Casa Branca, George W. Bush, sancionou na quarta-feira um pacote que concede um corte de impostos de US$ 70 bilhões.

Segundo o presidente, o corte "é necessário para ajudar a impulsionar a economia americana", mas seus adversários dizem que o corte ajudará apenas os mais ricos e aprofundará ainda mais o já profundo déficit público federal.

O corte de impostos ocorre quando as pesquisas de opinião pública indicam que a confiança no Partido Republicano atingiu um novo recorde negativo. Bush disse que suas “políticas econômicas pró-crescimento estão funcionando para todos os americanos”.

Mas os democratas denunciam que os cortes são irresponsáveis e somente favorecem uma pequena parcela da população. Eles temem que a menor arrecadação amplie o déficit no Orçamento, que hoje está em torno de US$ 400 bilhões.

A aprovação ocorre quando as pesquisas indicam que 56% dos americanos gostariam de ver os democratas retomarem o controle de ambas as casas do Congresso. O corte de impostos tem sido umas das principais políticas de Bush desde seu primeiro mandato.

A lei sancionada nesta semana inclui uma extensão por dois anos da redução das alíquotas de imposto para ganhos de capital e dividendos, que deveria terminar no fim de 2008.

Com agências internacionais