Gás boliviano será importado após auto-suficiência, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil vai trabalhar para alcançar a auto-suficiência em gás natural nos próximos dois anos, mas continuará a importar o produto boliviano.

"Obviamente, nós queremos continuar importando gás da Bolívia porque interessa também ao Brasil ajudar o povo da Bolívia, que é um povo muito pobre. E interessa à Bolívia ajudar o Brasil que precisa do gás. O que nós queremos é fazer uma combinação em que os dois saíam ganhando", afirmou Lula, em Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com o presidente, a nacionalização das reservas de gás natural bolivianas obrigou o governo a adotar medidas "arrojadas" na área energética. "Nós resolvemos trabalhar de forma mais arrojada para apresentar à sociedade brasileira a tranqüilidade de que ela precisa, para não ficar correndo risco de faltar energia nesse país, como faltou em 2001 com o apagão", disse.

 

Segundo Lula, caso haja desabastecimento ou elevação excessiva de preços, as termoelétricas brasileiras irão funcionar a álcool. "Não vamos ficar dependendo de nenhuma matéria-prima importada para funcionar as nossas termelétricas", acrescentou. O presidente inaugura em Natal a unidade experimental de biodiesel da Petrobras localizada em Guamaré, cidade litorânea do Rio Grande do Norte. Com capacidade de produção diária de três mil litros de biodiesel usando como matéria-prima óleos vegetais, a nova planta faz parte do Pólo de Guamaré.

 

 

Com agências