Planalto comemora números de pesquisa interna do Ibope

O governo celebra sem fazer alarde pesquisa encomendada ao IBOPE para consumo interno da campanha de Lula à reeleição. O resultado chegou ao Palácio do Planalto no início desta semana. Em simulação de primeiro turno

O governo celebra sem fazer alarde pesquisa encomendada ao IBOPE para consumo interno da campanha de Lula à reeleição. O resultado chegou ao Palácio do Planalto no início desta semana. Em simulação de primeiro turno, deu Lula 48%, Alckmin 17%.

A informação foi divulgada em blogs da internet, que não forneceram nenhum outro número além destes.

A próxima pesquisa eleitoral de âmbito nacional a ser divulgada será a da empresa Sensus Pesquisa e Consultoria. A Sensus protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de registro de pesquisa nacional de intenção de voto para a Presidência da República nas próximas eleições. A sondagem será feita a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A pesquisa começou a ser realizada no dia 18 deste mês e prossegue até este domingo (21). Serão ouvidos dois mil eleitores em 195 municípios brasileiros de todos os Estados. Os resultados devem ser publicados na terça-feira (23).

Além de fazerem referência à intenção de voto para a sucessão presidencial no primeiro e no segundo turno, o levantamento também fará perguntas sobre o desempenho do governo federal, a nacionalização do gás boliviano e até sobre a Copa do Mundo da Alemanha.

A última pequisa Sensus, realizada entre 3 e 6 de abril, mostrava o presidente Lula com 37,5% dos votos no primeiro turno. Alckmin aparecia com 20,6% e Garotinho com 15%.

Da redação