Lula ressalta bom momento do movimento sindical

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, neste domingo (21/05), em São Paulo, a sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Em seu discurso, o presidente destacou que o movimento sindical vive um de suas melhores fases. "O

O presidente fez um breve retrospecto de sua atuação como dirigente sindical. Ele afirmou que na década de 70, quando atuava como presidente do Sindicato dos Metalúrgico de São Paulo, muitos acreditavam que ele não conseguiria fazer muita coisa. Mas, segundo o presidente, o fato de ter sido eleito sem vícios e com compromisso para com os metalúrgicos ajudou a mudar a história do movimento sindical brasileiro.

Para o presidente Lula, o que fortalece os sindicatos é o fato de a categoria dos trabalhadores ter no movimento sindical a sua referência de representação junto ao estado e aos empregadores. "Quando você inaugura uma sede está permitindo que os trabalhadores encontrem a porta aberta durante muitas horas por dia para conversar e trazer suas reclamações", afirmou.

Lula disse ainda que se antes os sindicatos eram órgãos de contestação, hoje eles precisam ser algo mais. "O papel sagrado do sindicato hoje é, além de contestar, conseguir fazer propostas de melhoria para sua própria categoria". Lula falou da criação do Fórum Nacional do Trabalho e da proposta de reforma sindical que tramita no Congresso Nacional.

"As coisas vão acontecer na medida em que aconteça uma evolução na cabeça dos dirigentes sindicais e dos trabalhadores. Estamos no século 21, era da informática, da fibra ótica, e não podemos ter a mesma legislação da década de 40", disse.