Lula: Brasil produzirá quase a mesma quantidade de gás que importa da Bolívia até 2008

O Brasil vai produzir até 2008 praticamente a mesma quantidade de gás natural que importa atualmente da Bolívia. A informação foi dada pelo presidente Lula hoje (22) no programa de rádio Café com o Presidente. Segundo ele,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ainda que o governo testará termelétricas a álcool. "Será uma extraordinária revolução porque vai aumentar a produção de álcool. Nós já estamos exportando muito, mas agora vamos consumir mais internamente e isso vai nos dar também independência", afirmou. 

Segundo Lula, com a produção do H-Bio, o consumidor poderá pagar menos pelo óleo diesel. O produto é um novo tipo de combustível que mistura óleo vegetal (da mamona, da soja e outras oleaginosas) no processo de fabricação do diesel, resultando em um óleo menos poluente e de melhor qualidade. O combustível será produzido pela Petrobras.

"O nosso óleo diesel vai ser de melhor qualidade porque vai ser diretamente refinado junto com o petróleo. Pode baratear o preço para o consumidor, pode dar aos produtores de soja, de mamona uma certa garantia de mercado, ou seja, não ficam dependendo apenas das exportações. Nós poderemos vender esse óleo para outros países e nós poderemos consumir muito mais internamente", afirmou Lula no programa.

O novo combustível foi anunciado na última quinta-feira (18) pelo Conselho Nacional de Política Energética. De acordo com a Petrobras, a partir de 2007, 10% de óleo vegetal serão adicionados ao diesel e, com isso, o Brasil deixará de importar até 250 mil metros cúbicos de diesel por dia.
 

Para Lula, o H-Bio irá mudar a matriz energética mundial nos próximos anos. "A extração do biodiesel da mamona, do óleo de dendê, do girassol, do caroço de algodão, da soja vai permitir que a gente tenha um aumento de produtividade no campo, que a gente tenha uma garantia efetiva de tranqüilidade para os produtores dessas oleaginosas e que a Petrobras assuma definitivamente a responsabilidade de cuidar não apenas do petróleo, mas de cuidar também dessas outras coisas que significam energia e soberania para o Brasil", reforçou o presidente.

 
Leia a íntegra do programa:
 

Luiz Fara Monteiro: Bom dia você em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?

Presidente Lula: Tudo bem, Luiz.

Luiz Fara Monteiro: Presidente, o governo anunciou na última quinta-feira novas medidas para o setor energético. O que tem de novidade nessa área?

Presidente Lula: Eu acredito que o anúncio do Conselho Nacional de Política Energética foi extremamente importante para o futuro energético do Brasil. Eu tenho dito e repetido várias vezes que o Brasil no século XXI será a maior potência energética do planeta. E digo isso, não apenas porque a Petrobras atingiu a auto-suficiência, porque o Brasil é o país que detém maior tecnologia na produção de álcool, mas também porque o Brasil saiu na frente na produção de biodiesel. Então, o que é que o Conselho Nacional de Política Energética decidiu na última reunião? Primeiro, que até 2008 o Brasil vai produzir praticamente a quantidade de gás que hoje importa da Bolívia; segundo, nós vamos fazer testes e começar a funcionar termelétricas a álcool, o que será uma extraordinária revolução porque vai aumentar a produção de álcool. Nós já estamos exportando muito, mas agora vamos consumir mais internamente e isso vai nos dar também independência. O terceiro e grande anúncio do Conselho Nacional de Política Energética, que eu achei o mais importante de todos e que é a menina dos meus olhos, é que nós estávamos já há um ano e pouco fazendo a produção de biodiesel com pequenas usinas que faziam o processo do biodiesel da mamona, da palma, da soja, da semente de girassol e do caroço de algodão. Mas agora a Petrobras anunciou que ela está com testes prontos, aprovados, que nós vamos misturar o óleo dessas oleaginosas diretamente no petróleo e vamos refinar tudo junto, podendo extrair um óleo diesel mais apurado com menos enxofre, de mais qualidade. Isso é extremamente importante porque nós poderemos mudar a matriz energética do mundo nos próximos anos. A extração do biodiesel da mamona, do óleo de dendê, do girassol, do caroço de algodão, da soja vai permitir que a gente tenha um aumento de produtividade no campo, que a gente tenha uma garantia efetiva de tranqüilidade para os produtores dessas oleaginosas e que a Petrobras assuma definitivamente a responsabilidade de cuidar não apenas do petróleo, mas de cuidar também dessas outras coisas que significam energia e soberania para o Brasil.

Luiz Fara Monteiro: Você está acompanhando o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Agora presidente, nesse processo chamado de H-Bio, há a expectativa de usar mais de um milhão de toneladas de soja nessa produção. Quem é que ganha com esse novo processo?

Presidente Lula: Veja, eu acho que nós vamos utilizar muito mais do que isso, porque vai chegar o momento em que nós estaremos misturando o óleo porque nos interessa deixar de importar óleo diesel. O nosso óleo diesel vai ser de melhor qualidade porque vai ser diretamente refinado junto com o petróleo. Pode baratear o preço para o consumidor, pode dar aos produtores de soja, de mamona uma certa garantia de mercado, ou seja, não ficam dependendo apenas das exportações. Nós poderemos vender esse óleo para outros países e nós poderemos consumir muito mais internamente.

Luiz Fara Monteiro: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Esse projeto traz mais qualidade de vida para o Brasil também, presidente?

Presidente Lula: Traz mais qualidade de vida porque vai dar garantia aos produtores, vai melhorar os preços, não vamos ficar dependendo apenas do mercado internacional, vai ser menos poluente o resultado do diesel que vamos extrair. Portanto, vai ser muito melhor para a qualidade de vida do povo brasileiro, além do que temos terra, temos sol, temos água, temos trabalhadores para produzir e temos tecnologia para transformar tudo isso em energia. Então, eu estou com muita, muita, muita, muita esperança que nós demos um passo gigantesco para uma revolução na agricultura brasileira e um passo gigantesco para uma revolução na área de combustível do nosso país e na produção de energia elétrica.

Luiz Fara Monteiro: OK, presidente. Obrigado e até semana que vem.

Presidente Lula: Muito obrigado a você, Luiz, e obrigado aos ouvintes. Eu quero dizer, Luiz, quero dizer ao povo brasileiro que na quinta-feira quando foi anunciado no Conselho de Política Energética, para mim, foi um dos dias mais extraordinários da minha vida porque há muito tempo nós estamos brigando por isso. Implantamos a política de biodiesel no Brasil, muitos não acreditavam. Fizemos a lei, ela foi aprovada no Congresso Nacional, começamos a produzir e agora nós chegamos a esse resultado extraordinário. Eu quero terminar dizendo o seguinte: vai demorar um pouco para que tenhamos a dimensão do que foi anunciado neste país.

Luiz Fara Monteiro: Nosso programa volta semana que vem. Acesse o Café com o Presidente também na internet: www. radiobras.gov.br. Um abraço e até lá.