Sátira ao ex-premiê Berlusconi agita Festival de Cannes

O diretor italiano Nanni Moretti exibiu, nesta segunda-feira (22/03), "Il Caimano" (O Jacaré) — sua sátira cinematográfica do ex-premiê Silvio Berlusconi. A sessão ocorreu no Festival de Cinema de Cannes, aumentan

Moretti, cujo filme O Quarto do Filho recebeu a Palma de Ouro de Cannes em 2001, disse que a derrota por margem estreita do magnata de mídia e político Berlusconi na eleição recente, pelo líder de centro-esquerda Romano Prodi, não significa que a Itália tenha mudado da noite para o dia.

"O filme continua a ser altamente pontual. O problema dos italianos é que nos acostumamos com coisas inaceitáveis numa democracia", disse o diretor a jornalistas.

"Na Itália, todos — tanto à esquerda quanto à direita — parecem achar normal que um político possa integrar o governo e, ao mesmo tempo, ser dono de tantos canais de televisão", disse Moretti, falando com a ajuda de um intérprete.

"Os problemas existem. São muito reais e continuam intactos. Não é um punhado de votos que vai mudar nada disso.

Derrota nas urnas –
Moretti acrescentou que sua comédia — sobre um produtor de cinema, Bruno Orlando, que passa por uma fase de azar e se anima quando um roteiro novo lhe chega às mãos — não contribuiu para a derrota de Berlusconi nas urnas.

Ao ler o roteiro de Il Caimano — o apelido dado a Berlusconi pela imprensa de esquerda, além de ser o nome de um réptil semelhante ao crocodilo —, Bruno primeiro acha que o filme é um thriller de ação.

Ele se choca com outro carro quando a autora do roteiro, Teresa, observa que, na realidade, o script trata da carreira de Berlusconi, desde o boom imobiliário de Milão nos anos 1960, quando ele começou a construir prédios de apartamentos, até seu ingresso na televisão e na política.

Bruno e Teresa assistem a discursos polêmicos feitos pelo Berlusconi real, incluindo o momento em que este compara um parlamentar alemão a um guarda de campo de concentração nazista, no início da última presidência italiana da União Européia, em 2003.

"Fora da Itália, as pessoas não compreendem como um sujeito como esse conseguiu paralisar a Itália durante 12 anos", diz Teresa no filme.

Enquanto roteirista e diretor procuram alguém para representar Berlusconi, o magnata é encarnado em três personagens distintos, refletindo a percepção dele tida por Bruno, que chegou a votar nele no passado.

Moretti também tece críticas à esquerda, quando um ator, representado por ele próprio, recusa o papel de Berlusconi, dizendo que isso seria "o que a esquerda quer ouvir".

O diretor disse em coletiva de imprensa em Cannes: "A esquerda em muitos momentos subestimou o aspecto perigoso da personalidade [de Berlusconi], insistindo em seus aspectos folclóricos.

Disputa –
Il Caimano, que estreou na Itália duas semanas antes da última eleição, é um dos 20 trabalhos que concorrem à cobiçada Palma de Ouro no maior festival de cinema do mundo.

O tema político se enquadra bem com outros filmes que participam da competição, incluindo The Wind That Shakes the Barley (O vento que agita a cevada), de Ken Loach, sobre a luta pela independência da Irlanda, e Fast Food Nation, de Richard Linklater, sobre as grandes cadeias americanas de restaurantes.