Lula diz que Brasil não deve temer BC dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a economia brasileira é sólida e que o país não precisa temer o discurso do presidente do Federal Reserve (o banco central americano), Ben Bernanke.

O mercado financeiro tem operado com forte volatilidade nas últimas semanas. O dólar chegou a ser negociado por R$ 2,40 e a Bovespa perdeu R$ 160 bilhões em valor de mercado. Na próxima semana, o Fed divulga a ata de sua última reunião, o que, a depender do conteúdo, pode gerar novas turbulências no mercado financeiro mundial e, por conseqüência, nas Bolsas brasileiras. Se houver indicativo, por exemplo, de possíveis altas nos juros, a cotação do dólar tende a subir no mercado nacional. Lula disse que a economia brasileira está estável e consolidada.

 

 

"O Brasil não tem que ficar temendo discurso de presidente do Banco Central americano. Não é possível que um cidadão fale uma coisa em off e isso crie um pandemônio nos mercados mundiais", afirmou o presidente no encerramento da 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília. "Obviamente precisamos sempre ficar atentos", acrescentou. O presidente repetiu o discurso de que a cotação da moeda norte-americana não será definida pelo Banco Central brasileiro, mas pelo próprio mercado financeiro. "O mercado é que vai regular o dólar e vai se alinhar em um patamar que vai ser justo para todo mundo", declarou.

 

 

 

Com agências