Petrobras estuda reduzir dolarização do caixa

A Petrobras estuda reduzir o percentual de dolarização de seu caixa, afirmou o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli. Atualmente, 85% dos recursos do caixa da Petrobras estão em dólar.

Segundo ele, o número de fornecedores brasileiros que já podem atender as demandas da estatal cresceu muito nos últimos anos. Por isso, não há tanta necessidade de se manter com um caixa tão dolarizado quanto o atual. Gabrielli fez uma retrospectiva sobre a internacionalização da Petrobras, e destacou que um dos grandes desafios hoje é o investimento nos Estados Unidos. Segundo ele, é uma região onde será necessária uma tecnologia avançada na extração de petróleo. "São áreas de águas ultra-profundas, com grande perspectiva de crescimento", disse.

"A expertise na exploração de águas (da Petrobras) será fundamental", concluiu. Gabrielli revelou que a Petrobras pretende operar pela primeira vez no Golfo do México com uma plataforma desenhada pela própria estatal e também com FPSO (modelo de navio-plataforma). Com isso, a Petrobras espera aumentar a produção em mais cinqüenta mil barris por dia de petróleo.

 

 

Com agências