Após esmagadora vitória na Consulta Popular, Nilmário avança na construção da Frente Popular.

Mesmo com o clima de já ganhou, a mídia mineira estremeceu com a contundência na formação da frente popular mineira, que vem ganhando força em Minas Gerais.

A Consulta Popular, do último dia 19, realizada pelo PT, PCdoB, PRB, PTN, movimentos sociais e populares em toda Minas Gerais, consolidou o nome de Nilmário Miranda como pré-candidato de oposição ao Governo de Minas, com 72% dos votos. 
 
O lançamento do livro “Porque Direitos humanos?”, de autoria de Nilmário Miranda, no Museu Abílio Barreto em Belo Horizonte, quinta-feira(25). Nilmário foi apresentando oficialmente como pré-candidato ao Governo de Minas.  A atividade, que lotou o pátio do Museu, contou com a presença de Gilse Cosenza presidente Municipal do PCdoB, cujo o nome foi indicado pelo PCdoB para pleitear a vice de Nilmário, além de diversas lideranças e personalidades do mundo político. 

PMDB propõe aliança histórica

a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, a bancada do PMDB anunciou, pela palavra de seus líderes, sua disposição de construir uma alternativa de governo para nosso estado. Além do apoio a Lula, todos se comprometeram a estabelecer uma parceria estratégica com o PT. O descontentamento dos líderes do PMDB com o governador Aécio Neves já vem de longa data. Aécio os tratava como agregados ao seu projeto pessoal e não como parceiros políticos. O governador tucano, agindo como se controlasse o PMDB, desconsiderou a força e as demandas dos seus deputados federais e estaduais, mantendo um contato direto com prefeitos e lideranças locais, numa clara política de cooptação. Ele quer impor a candidatura ao senado de Itamar Franco e indicar o seu próprio vice. Tudo à revelia do PMDB. Isso abalou ainda mais as frágeis relações com esse partido, na medida que suas lideranças parlamentares repudiaram essa tentativa de controle.
 
Ricardo Duarte, líder do bloco PT-PC do B, saudou a iniciativa dos pemedebistas, dizendo que "Minas pode e deve ter um papel de grande liderança no Brasil", Duarte considera o pronunciamento de hoje, na ALEMG, como um fato histórico. Segundo ele, "mais do que um mero acordo eleitoral, podemos ter um projeto de desenvolvimento e distribuição de renda no estado, em consonância com as políticas do governo Lula." Para além das jogadas de marketing, conclui o deputado.

O Cosenso de Aécio foi desmascarado

Hoje, Nilmário Miranda e Ricardo Berzoini Presidente Nacional do PT, reunem-se em Brasília para tratar da tática eleitoral, como atividade preparatória ao Encontro Nacional do PT.  Depois de recharçar ambigüidades na relação com candidaturas tucanas nos estados ou com um suposto pacto, seja eleitoral, seja de governabilidade, com o PSDB, Berzoini começa a articular o fortalecimento das candidaturas estaduais do partido.

 
Nessa reunião, o presidente nacional do Partido será informado também das tratativas com o PMDB mineiro, visando uma forte aliança estadual que, pelo seu ineditismo, pode alterar todo o quadro político para as eleições de 2006.
 
Contrastando com o clima de "já ganhou" imposto pela mídia conservadora de Minas, a verdade começa a aparecer. O pré-candidato das forças progressistas em Minas está convicto de que o processo eleitoral no estado não admitirá ambigüidades, “O consenso criado pela mídia em torno do nome de Aécio está desmascarado”, concluindo que Alckmin será um "peso enorme nas costas do governador tucano".
 

De Belo Horizonte
Wellington Santos