Concerto leva cultura hip hop produzida em BH e região ao Teatro Francisco Nunes

A cultura hip hop vai ganhar o palco do Teatro Francisco Nunes, no centro de Belo Horizonte, a partir de Julho. Estão abertas as inscrições para a seleção de músicos, grupos e artistas da região metropolitan

O evento vai até outubro como parte do projeto Arte Expandida, da Fundação Municipal de Cultura, e também abre espaço para grafiteiros, que vão desenhar suas obras durante as apresentações das bandas escolhidas. A expectativa da organização do evento é de que o teatro fique com os 550 lugares lotados em todas as apresentações: 17 de julho, 21 de agosto, 25 de setembro, 9 e 25 de outubro.

Demanda

A iniciativa surgiu da demanda dos próprios grupos, segundo Mônica Andrade, chefe de divisão do teatro. “A gente recebeu alguns pedidos de grupos que queriam fazer apresentações no teatro nessa linha do hip hop. Percebemos então que seria inovador no sentido de que os teatros municipais não têm tradição de receber este tipo de público. É uma oportunidade de ampliar com um consumidor específico, diferente do natural”, afirma.

A idéia levou ao diálogo com pessoas envolvidas no universo hip hop de Belo Horizonte e região. Hoje, há um grupo permanente de discussão que se reúne todos os meses e é formado por representantes da direção do teatro, da Fundação Municipal de Cultura e do Coletivo Hip Hop Chama, movimento que reúne representantes de 30 grupos de hip hop que também fazem um permanente trabalho de discussão com a cidade.

Segundo Mônica Andrade, a iniciativa também supre uma demanda de projetos originados no próprio teatro. “Como essa gestão é recente, desde maio do ano passado, chegamos e vimos que o teatro não tinha projetos próprios, estava só recebendo da sociedade. O que era mais próprio era o FIT (Festival Internacional de Teatro) e que foi transferido para a Fundação de Cultura. Então começamos a estruturar projetos para serem feitos no próprio teatro”, completa.

Debate

Antes do concerto, o Coletivo Hip Hop Chama realiza um debate no dia 12 de junho, com o tema “Machismo não é Estilo de Vida”. Participam da mesa o DJ Fábio ACM, do Rio de Janeiro; Marlise Matos, professora da UFMG e conselheira estadual da mulher; Vanessa Beco, representante do Coletivo Hip Hop Chama e o mediador Bino, integrante do Coletivo. A palestra é aberta a todos os interessados e será realizada às 19h, no Teatro Francisco Nunes.

Inscrições

Os interessados em participar do “Hip Hop in Concert” devem se inscrever, pessoalmente, até 23 de junho, em dias úteis, das 15h às 17h, no Teatro Francisco Nunes, que fica na avenida Afonso Pena, s/nº, no Parque Municipal. Podem se inscrever músicos, grupos e artistas da cultura hip hop residentes em Belo Horizonte e região metropolitana, que tenham propostas que respeitem os seguintes tempos de apresentação: mínimo de 5 minutos e máximo de 7 minutos para DJs e Break; mínimo de 15 minutos e máximo de 30 minutos para Rap. Já para o Grafitti, o tempo será negociado com a produção. Os interessados, menores de 18 anos, devem apresentar autorização escrita dos pais ou responsáveis, exceto os emancipados.

Confira no edital completo os documentos exigidos e também o processo de seleção. O edital também foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 23 de maio. O resultado dos selecionados será publicado até 30 de junho, no mesmo jornal. Mais informações pelos telefones 3224-4546 ou 3277.
 
Veja o edital completo em www.pbh.gov.br
 

Fonte: Portal Uai