Pacote de medidas para o câmbio sairá em 15 dias, diz Furlan

O pacote de medidas do governo para o câmbio já tem prazo para sair. A equipe econômica deve anunciar nas próximas duas semanas, ainda na primeira quinzena de junho, as ações que vão tentar estancar a valorização do real.

Entre as medidas, o governo estuda a criação de uma linha de crédito em reais para a exportação, cuja remuneração será calculada pela Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP). A idéia do governo é reduzir volumes nas operações de antecipação de câmbio, o que tem irrigado ainda mais o mercado de dólares. Em missão empresarial pela América Central, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, adiantou algumas das medidas que estão sendo estudadas e voltou a destacar que não serão tomadas decisões para tentar manipular artificialmente as cotações.
Entre as medidas citadas pelo ministro, está a criação de uma linha de crédito em reais para exportadores. A possibilidade, segundo Furlan, deve evitar que empresas realizem contratos de antecipação de câmbio (ACC) e a conversão de moedas com meses de antecedência, como ocorre atualmente. "Se o exportador puder fazer um financiamento pré-embarque em reais, ele talvez não seja estimulado a fechar o câmbio com seis meses de antecedência, o que cria uma oferta adicional (de dólares) no mercado", explicou.
BNDES
O ministro sinalizou que a nova linha de crédito vai ter recursos do BNDES e deve seguir modelo semelhante ao financiamento já oferecido ao setor calçadista, que tem financiamento em reais para a exportação e paga TJLP acrescida de juro de 2,8%. "Isso significa cerca de 1% de custo por mês", disse o ministro, ao observar que a linha existente é competitiva para o exportador e ainda evita a exposição à variação cambial, fator preocupante para quem tem dívidas em dólares. Outro setor com vantagem semelhante é o de bens de capital, que também tem crédito em reais para exportar.
O estudo para a nova linha foi confirmado pela chefe da área de comércio exterior do BNDES, Luciene Machado, que também integra a missão. Segundo ela, atualmente os contratos de ACC em dólares antecipam os recursos até 180 dias antes do embarque. A nova linha de crédito em reais deve estender esse prazo para até 360 dias e ainda oferecer 180 dias para a liquidação após o embarque das mercadorias.

Com agências