Países Não-Alinhados apóiam programa iraniano

O Movimento de Países Não-Alinhados (Noal) manifestou hoje seu apoio a decisão do Irã de desenvolver tecnologia nuclear com fins pacíficos e alertou para os perigos de um eventual ataque às instalações irani

"Os ministros reafirmam a inviolabilidade das atividades nucleares com fins pacíficos, e que qualquer ataque ou ameaça de ataque contra instalações nucleares para uso pacífico põe os seres humanos e o meio ambiente em grande perigo", diz a nota escrita após dois dias de reuniões. Apesar da nota avançada, Cingapura, Chile e Jamaica exigiram a retirada de qualquer menção direta aos Estados Unidos e seus aliados do Ocidente, que estão capitaneando a campanha antiIrã que justifique uma investida militar contra o país, da mesma forma como foi com o Iraque.


Em seu discurso de inauguração da reunião ministerial, que começou ontem, o primeiro-ministro malaio, Abdullah Badawi, solicitou o respaldo dos membros do grupo ao Irã. Durante as sessões, os ministros também aprovaram a agenda da cúpula de Havana, em setembro. Cuba será o próximo presidente do grupo.


Da Redação
Com agências.