Saideira do Comida di Buteco reúne 32 mil pessoas, 12 mil só no sábado (BH)

“O buteco é a praia do mineiro; é a observação do óbvio!”, comenta Eduardo Maya, idealizador do Festival Comida de Buteco, que já está em sua sétima edição e deve reunir um público total de 32 m

Este ano, os butequeiros estão mais confortáveis na Casa do Conde de Santa Mariana, no Centro de Belo Horizonte. O espaço físico está maior e o palco foi colocado em lugar mais estratégico, o que permite melhor visibilidade dos shows. “Acrescentamos quatro mil metros com total infra-estrutura, muito mais mesas, mais espaço de sombra – tenda de 70 metros – e telões”, diz o chef.

Com o aumento do espaço físico e de um dia a mais na Saideira, Eduardo Maya calcula que esta edição terá 12 mil pessoas a mais que em 2005. Por isso, os bares também estão vendendo mais. “Os bares convidados, principalmente os mais famosos, de São Paulo e do Rio, estão passando aperto pois já venderam mais de quatro mil bolinhos de bacalhau e de aipim com camarão, respectivamente, e poderiam até vender mais de 10 mil se estivessem preparados. Há bares vendendo mais de mil porções só neste sábado”, afirma.

Eleitos

Com a mudança no critério de seleção desta edição, o festival vai elegeu os cinco butecos mais completos da capital. “No domingo saem os cinco primeiros lugares, seguindo a média dos quatro quesitos, sendo que o quesito tira-gosto tem o peso de 40% e os outros quesitos (higiene, atendimento, temperatura da cerveja/refrigerante) 20% cada”, explica. “Conforme nós prevíamos, tivemos mais de 100 mil votos durante o concurso nos bares. Em 2005 foram 86 mil votos”.

Toda a apuração é feita pelo Instituto Vox Populi. A cada ano, 11 dos 36 bares saem e
ficam os 25 primeiros lugares. Durante o ano, o Comida di Buteco vai à caça desses novos botecos através de indicações no site, por telefone ou contatos pessoais. Nunca menos de 100 bares são visitados no período de um ano.  Veja os eleitos

1º lugar: Bar do Zezé
Tira-gosto: Trupico Mineiro
2º lugar: Bar da Ana
Tira-gosto: Ossobucobão
3º lugar: Café Palhares
Tira-gosto: Hilda Furacão
4º lugar: Bar do Véio
Tira-gosto: Cupim Bandido
5º lugar (empate): Geraldim da Cida
Tira-gosto: Jarrete
5º lugar (empate): Patorroco
Tira-gosto: Caviar da Roça

Total de votos válidos: 114.360 (cento e quatorze mil, trezentos e sessenta)

Confira mais sobre o Festival em www.comidadibuteco.com.br