Trabalhadores(as) da rede estadual de ensino fazem greve de 24 horas

Dentro das atividades da Campanha Salarial e Educacional/2006, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), os trabalhadores(as) da educação em Minas, realiz

Dentro das atividades da Campanha Salarial e Educacional/2006, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), os trabalhadores(as) da educação em Minas, realizam  nesta quarta-feira, dia 31/05, greve de 24 horas, na rede estadual de ensino.
A partir das 15 horas, acontecerá assembléia estadual no pátio da Assembléia Legislativa, com indicativo de greve por tempo indeterminado.
Esta será a terceira greve de 24 horas, este ano. As primeiras aconteceram nos dias 3 de abril e 11 de maio. No dia 5/5 houve ocupação da Secretaria de Estado da Educação e, no dia 23/05, aula pública na Praça Sete, com o objetivo de informar a opinião pública sobre as reivindicações da categoria e a situação da educação pública em Minas.
No interior do Estado, também estão sendo realizadas atividades macrorregionais – panfletagens, manifestações em ruas e praças, etc -, para dialogar com a opinião pública.
A pauta de reivindicações contém questões salariais, de valorização profissional e de saúde do(a) trabalhador(a). De acordo com o Sind-UTE, embora tenha sido protocolada oficialmente junto ao governo do Estado no dia 18 de abril, ainda não foi devidamente negociada.
 
Questões Salariais
Antecipação do reajuste de 5% previsto para 30 de junho; e ampliação do percentual do reajuste para setores que recebem abaixo do salário mínimo nacional; Regulamentação dos artigos da lei das tabelas salariais, com reposicionamento imediato, considerando o tempo de serviço e habilitação; Correção das tabelas, garantindo a implementação do piso salarial com a reposição de 40% sobre o vencimento básico, a partir do valor de R$ 400; Pagamento de todas as vantagens aos/às trabalhadores/as quando em licença médica; Pagamento do rateio aos designados/as proporcionalmente aos meses trabalhados, independente da data de designação; Concessão de vale-transporte e tíquete alimentação para todos os/as trabalhadores(as); Pagamento de insalubridade para os/as Auxiliares de Serviços de Educação Básica.
Valorização Profissional
Garantia do gozo de férias-prêmio para todos/as os/as trabalhadores/as em educação, com direito à substituição para Assistente de Educação e de Auxiliar de Serviços Gerais da Educação Básica; Eleições diretas e democráticas para a diretoria de escola, com determinação de períodos de gestão; Revogação da Resolução/753, editada em janeiro deste ano pela SEE; Homologação do concurso de auxiliares de serviços gerais, com a nomeação dos aprovados; Prorrogação do prazo de validade dos concursos em vigência, com direito à reopção; Realização de concursos para todas as áreas em que não haja concursados(as) -minclusive para as Superintendências Regionais de Ensino (SRE’s) e Secretaria de Estado da Educação (SEE) -, nomeação para todas as vagas existentes; Publicação imediata de vantagens e aposentadorias.
Saúde
Política de saúde, com implantação de programas de prevenção e garantia do reconhecimento das doenças profissionais; Reestruturação do IPSEMG, inclusive, com ampliação do seu quadro de funcionários e informatização, garantindo atendimento digno em todas as especialidades médicas, na capital e no interior; Criação, manutenção e ampliação do atendimento dos convênios odontológicos; e ampliação de convênios médicos para áreas com maior demanda; manutenção do atendimento pelo IPSEMG aos(às) designados(as) no mês de janeiro, sem apresentação do QI.
 
 Fonte: Assessoria de Imprensa:Eficaz Comunicação