Lopes Obrador pedirá revisão do Nafta

O candidato progressista à Presidência do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, disse que pedirá aos Estados Unidos e ao Canadá para renegociar os termos do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), se for eleito no pleito

Em entrevista a uma rádio mexicana, o candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD) afirmou que trabalharia para manter a proteção aos setores de milho e feijão mexicanos, que ficarão totalmente livres de tarifas ou cotas a partir de 2008. Segundo Lopez Obrador, o fim dessa proteção vai prejudicar ao menos 3 milhões de agricultores do país. "Isso pode ser renegociado", disse. "Temos de convencer os governos dos EUA e do Canadá de que há coisas que não funcionam", afirmou.

Lopez Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, está em empate técnico com o candidato apoiado pelo presidente Vicente Fox, o ex-ministro Felipe Calderón. Segundo a pesquisa Consulta Mitofsky, Obrador manteve-se com 34% das intenções, após dois meses em declínio. Calderón, que vinha em tendência de alta, recuou um pouco e estacionou nos mesmo 34%.  A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais.

Com agências