Mantega propõe comissão para estudar agricultura

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, propôs a criação de uma comissão para estudar propostas adicionais de auxílio ao agronegócio apresentadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Mantega reuniu-se com o ministro Roberto Rodrigues (Agricultura) e representantes de entidades do “setor produtivo” como a OCB e a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) numa audiência pública na Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados. "As sugestões nos trazem novos elementos que podem ser eventualmente detalhados por uma comissão", disse Mantega após ouvir as sugestões e críticas do setor ao pacote de ajuda agrícola anunciado pelo governo na semana passada.
O ministro indicou que, entre outras propostas, vai avaliar a reivindicação de liberação de garantias vinculadas a renegociação de dívidas agrícolas proporcionalmente aos valores já amortizados. Em suas falas, tanto Mantega quanto Rodrigues citaram o câmbio entre os fatores geradores da crise no agronegócio. O ministro Rodrigues havia dito que algumas medidas adicionais de apoio ao setor estavam sendo consideradas pela equipe econômica em relação às áreas tributária e cambial, à reformulação do seguro rural e à extensão do regime de "drawback" para mais produtos.
Entre as propostas citadas pela OCB na audiência pública desta quarta está a criação de uma linha de crédito com taxa de 8,75% ao ano para prorrogar dívidas não contempladas pelas medidas anunciadas oriundas das compras de insumos. A OCB também pediu que o governo torne obrigatório aos bancos privados oferecer condições para renegociação de dívidas iguais às das instituições públicas.

Com agências