Índios libertam 220 reféns em hidrelétrica no MT

Índios que ocuparam as obras de uma usina hidrelétrica no município de Paranatinga, a 370 quilômetros de Cuiabá (MT), libertaram, na tarde desta sexta-feira, 220 funcionários que eram feitos reféns, segundo a Globonews. Eles a

Índios que ocuparam as obras de uma usina hidrelétrica no município de Paranatinga, a 370 quilômetros de Cuiabá (MT), libertaram, na tarde desta sexta-feira, 220 funcionários que eram feitos reféns, segundo a Globonews. Eles alegam que a construção está em uma região sagrada para os povos que habitam o Parque Nacional do Xingu e ameaçam destruir as instalações da usina.

Os cerca de 300 índios, das etnias kamaiurá e xavante, invadiram o local na quarta-feira. Eles também afirmam que a obra causará danos ao meio ambiente, como a redução do nível do rio Culuene, um dos principais afluentes do Xingu, um dos maiores rios da Amazónia. Representantes da Funai e do Ibama foram enviados ao local para ajudar nas negociações.

A construção da pequena central hidrelétrica foi embargada pela justiça federal no ano passado, mas os responsáveis recorreram da decisão e as obras continuaram.

Redação Terra