Manifestantes pedem renúncia de líder de Taiwan

Milhares de pessoas se reuniram no último domingo diante dos escritórios das autoridades de Taiwan, em Taipé, para exigir a renúncia do líder da ilha, Chen Shui-bian, de acordo com informações da agência Xinhua.

O presidente do partido Kuomintang, Ma Ying-jeou e James Soong, presidente do Partido Primeiro o Povo, da oposição, estiveram presentes à manifestação, que durou 4 horas, fazendo discursos.

Em uma manifestação de repúdio, manifestantes jogaram sacos plásticos com água em retratos de Chen, indignados com a lenta resposta das autoridades em relação às seguidas acusações de corrupção contra chem e seu partido.

Na última quinta-feira, o genro de Chen, Chao Chien-ming foi detido por suspeita de ter utilizado informação privilegiada, sobre ações de propriedade de uma empresa estatal. Antes, a oposição já havia acusado a esposa de Chen, Wu Shu-chen, de outros delitos financeiros.

"Caso Chen não dê resposta às exigências populares, a oposição pedirá sua destituição", disse Soong à multidão. "Se o Partido Progressista Democrata (PPD) de Chen permanecer surdo aos chamados, o partido vai assumir a responsabilidade de encobrir as ações de Chen", afirmou.

Chen Shui-bian deve renunciar antes de que seja revelada toda a extensão dos escândalos, indicou a mídia taiwanesa, citando Soong.

Ma, do Kuomintang, apresentou-se à multidão após o fim da primeira reunião plenária da 17ª sessão do partido.

Segundo ele, a sessão terminou com o consenso de todos os reunidos de que o único objetivo da "cessão de poderes" e do indiciamento é que Chen renuncie. Ma revelou também que a sessão pediu ações conjuntas com partidos opositores para pressionar o legislativo a destituir Chen.

Ma Ying-jeou disse aos manifestantes que Chen afirmou que se "auto-limpará" e "reformará sua conduta", além de "ceder poderes", mas permaneceui em silêncio em relação ao suposto envolvimento de si e de sua família nos casos de corrupção.

"Seu silêncio indica que não tem remorso pelo que fez, o que é inaceitável para o povo", declarou Ma. O dirigente em seguida gritou "Seus dias estão contados", para delírio da multidão presente.

Com informações da Agência Xinhua