UJS/SC realiza Congresso e se prepara para as eleições

O 13º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS) de Santa Catarina ocorreu no Sábado (03) na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAESC) e reuniu jovens socialistas de todas as regiões

A UJS vive um importante momento em Santa Catarina. No congresso estadual da entidade, composto basicamente por estudantes secundaristas, foi marcante a vivacidade e a presença ativa de uma nova geração de jovens socialistas.

Os debates do congresso iniciaram pela manhã com a realização de um importante ato político, que contou com a presença da senadora catarinense Ideli Salvatti (PT), do presidente estadual do PCdoB, Jucélio Paladini e da vereadora comunista de Florianópolis, Ângela Albino.

Sob o lema “A estrada vai além do que se vê”, o congresso aprovou resolução clara em defesa do socialismo, dos direitos juvenis e do aprofundamento do processo de mudanças no Brasil. O congresso declarou apoio à candidatura a reeleição do presidente Lula, tema reforçado a cada fala das lideranças presentes, destacando os acertos e também os limites do governo.

A UJS pretende jogar um papel preponderante nas eleições de 2006, com fisionomia própria e muita ousadia. Neste sentido, os jovens socialistas definiram pelo lançamento como pré-candidato a Deputado Federal, do estudante Tiago Andrino, presidente licenciado da União Catarinense dos Estudantes (UCE). Numa demonstração de entusiasmo e compromisso com os destinos do país a UJS pretende apresentar, através da candidatura de juventude, uma plataforma nova para a política brasileira, identificada com a democracia, a liberdade e o socialismo.

A definição da candidatura do estudante Tiago Andrino está em debate no seu partido, o PCdoB, que deverá realizar sua convenção eleitoral no dia 24 de junho para homologar as candidaturas.

O congresso elegeu uma diretoria composta por 25 jovens, sendo que o estudante Diego Selau foi reconduzido à presidência da UJS. Diego Selau tem 23 anos, é acadêmico de economia e ocupou a presidência da UJS nos últimos 2 anos em Santa Catarina. Já integrou a direção executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e é atualmente membro da direção nacional da UJS.

 


De Florianópolis
Vinícius Puhl