CNN: Fotos de Haditha contradizem versão de marines

Fotos feitas após o massacre de 24 civis iraquianos em Haditha, em novembro do ano passado, contradizem a versão dos marines investigados sobre o caso, segundo fontes do Pentágono citadas nesta quinta-feira pela rede de TV CNN, que diz ter tid

Um outro grupo de fuzileiros navais, que teria chegado ao lugar pouco depois do ataque para "ajudar a limpar a cena", fez 30 fotos dos cadáveres de homens, mulheres e crianças.

As fotos deixam claro que, em muitos casos, as vítimas morreram quando estavam em suas casas. Os disparos teriam sido feitos a curta distância, segundo as fontes.

De acordo com a versão dos fuzileiros investigados, os civis morreram devido à explosão de uma bomba. Um militar americano morreu em um tiroteio posterior com a resistência.

A rede de TV CNN afirma em seu site na internet que as fotos — disponíveis apenas para os investigadores e para um grupo reduzido de altos oficiais — incriminam os marines.

Segundo a rede de TV, nas imagens, 24 corpos aparecem marcados com números em vermelho em diferentes partes do corpo. As marcas, segundo um oficial, servem para determinar a parte do corpo que recebeu tiros.

Entre as imagens, estão a de uma mulher e a de uma criança em uma cama, de outra mulher e outra criança contra um muro, de uma idosa com o nariz arrancado — possivelmente por um disparo — e de um homem pendurado de cabeça para baixo, segundo a emissora.

Muitas das vítimas tinham disparos na cabeça, segundo a CNN. A emissora disse que as imagens não serão divulgadas até o término das investigações.

Com informações da Agência EFE