Família de Zarqawi o considera ''um mártir''

A emissora de televisão do Catar, al-Jazira, entrevistou familiares de Zarqawi na Jordânia. O irmão mais velho do suposto terrorista considera que a morte de Zarqawi já era esperada há tempos pela família.

"Nós sabiamos que ele seria morto há muito tempo atrás, disse Sayil al-Khalayla à agência Associated Press por meio de uma entrevista telefônica desde a cidade de al-Zarqa, uma miserável cidade industrial que era lar do jordaniano e de onde ele retirou seu apelido.

"Esperavamos que ele fosse martirizado", disse, em voz baixa. O verdadeiro nome de Zarqawi era Ahmad Fadhil Nazzal al-Khalayla, e seu irmão ainda chegou a dizer ao repórter da AP que "espero que ele se reúna com outros mártires no paraíso".

Abu Qudama, um dos meio-irmãos de Zarqawi, disse estar "feliz, porque ele é agora um mártir e está no paraíso". Omar, um garoto de 13 anos apareceu entre a multidão que se encontrava no local da entrevista feita pela al-Jazira e disse que estava "muito triste pela morte de seu tio". Outros membros da família se recusaram a comentar a suposta morte do jordaniano.

Em seguida forças de segurança da Jordânia prenderam a equipe de cinegrafistas e jornalista da emissora catariana, que não havia sido autorizada a gravar entrevistas na cidade de al-Zarqa.