Guerras de Bush inflam número de refugiados

O número de refugiados no mundo diminuiu 12% desde o fim de 2004, mas o de deslocados aumentou 22%. No total, aumentou para quase 21 milhões o número de seres humanos obrigados a viver longe de casa. Os dados foram divulgados hoje hoje (9) pelo Alt

Os deslocados são aqueles que vivem em condição de refugiados em seu próprio país. Ao final de 2005, foram contabilizados 6,6 milhões de pessoas nessa situação. Já os refugiados são pessoas forçadas a viver em outro país.

Mais colombianos fogem para o Brasil

O Acnur localiza outros 2,5 deslocados na Colômbia, 1,6 milhão no Sudão e 0,8 milhão na Somália. Os números têm como referência o fim do ano passado.

No caso da Colômbia, o órgão da ONU identifica um aumento dos colombianos que se refugiam no Brasil. Eles sobem hoje a 4 mil: vão até a cidade de Letícia e atravessam a fronteira como turistas, fugindo da violência militar e paramilitar no país vizinho. O Acnur está realizando um estudo, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, para tornar este número mais preciso.

O  total de deslocados aumentou em 1,3 milhão, de 19,5 milhões em fins de 2004 para 20,8 milhões doze meses mais tarde. Já o número mundial de refugiados é o menor dos últimos 26 anos, na contabilidade do Acnur. No fim de 2005, havia 8,4 milhões de pessoas, número 12% menor que os 9,5 milhões de 2004.

Após o 11/9, fronteiras endurecidas

De acordo com o representante do Acnur no Brasil, Luis Varese, a redução dos refugiados no mundo se deve às repatriações, com o retorno de grandes grupos aos seus países, mas também a um processo de seleção mais rigoroso após os atentados de 11 de setembro.
"A boa notícia é que tem mais repatriações grandes, do Afeganistão, da Angola, da Libéria, da Serra Leoa. A notícia não tão boa é um endurecimento das fronteiras para a recepção de refugiados. O refugiado é uma vítima e procurar entre os refugiados um possível terrorista é um absurdo", criticou Varese.

Desde 2002, 6 milhões de refugiados voltaram a suas pátrias. No último ano, eles somaram 1,1 milhão. Em compensação, 668 mil pediram refúgio em 149 países. Os mais solicitados são França, Estados Unidos, Tailândia, Quênia e Alemanha.

O Acnur foi criado em 1950 e atua em mais de 116 países. O objetivo é garantir proteção e assistência às vítimas de perseguição, violência e intolerância.

O relatório completo, com os dados detalhados por país, está no endereço www.unhcr.org/cgi-bin/texis/vtx/statistics, do Acnur. Por enquanto o relatório só está disponível em inglês.

Com Acnur
e agências