Alan García se reúne com Lula terça-feira em Brasília

O presidente eleito do Peru, Alan García, viaja na próxima terça-feira ao Brasil para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A informação é do porta-voz do Partido Aprista, José Chirito. García, de 57 anos e que há uma semana foi eleito pela segunda vez como presidente do Peru, terá uma reunião de trabalho com Lula em Brasília, onde discutirão as relações comerciais entre os dois países. A primeira visita de García como sucessor do atual presidente, Alejandro Toledo, pretende também "elevar as relações diplomáticas, comerciais e econômicas ao mais alto nível entre Peru e Brasil para a tomada de medidas positivas que se traduzam em investimentos e na criação de empregos para milhares de peruanos", disse o congressista aprista Luis Gonzales Posada.


A viagem de García, que governou o Peru entre 1985 e 1990, durará um dia e contará com o avião presidencial que o governo brasileiro enviará para levar o líder eleito de Lima até Brasília. Em janeiro, o governo do Peru inaugurou uma ponte unindo os dois países e que deverá facilitar o acesso das exportações brasileiras ao Oceano Pacífico. A ponte é o primeiro passo da futura estrada interoceânica, que terá 2,6 mil quilômetros de extensão e que unirá o sul do Peru ao Norte e Centro-Oeste brasileiros. Em 28 de julho, García assumirá a Presidência do Peru.


Com agências