A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

América Latina

Democracia do Peru enfrenta maior teste desde a ditadura de Fujimori

O novo presidente Sagasti deve agora conduzir uma nação abalada não apenas em direção às eleições, marcadas para abril de 2021, mas também em direção a uma fé renovada na democracia.

Chile: por uma Constituição democrática

Um ano após o início da revolta popular desencadeada nas cidades chilenas com o aumento do preço da passagem do […]

Como o fantasma do fujimorismo continua assombrando o Peru

Segundo o especialista em América Latina, Alexandre de Brites Figueiredo, a atual crise política no Peru remonta a um passado recente, com a posse de Pedro Pablo Kucznski, em 2016, após derrotar Keiko Fujimori e instalar uma crise entre o Legislativo e o Executivo.

Manuel Merino, presidente interino do Peru, renuncia após protestos

Político havia assumido o cargo há cinco dias após a destituição de Martín Vizcarra, em um processo considerado ilegal por juristas e políticos

EUA x Brasil: porque Biden mudaria o que está bom para seu país?

Rafael Duarte Villa, professor associado do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP e do Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP) publicou o artigo “Eleições nos EUA: entre continuidades e mudanças pontuais para a América Latina”, no Jornal da USP, analisando o cenário para a América Latina em caso de vitória de Joe Biden nas eleições americanas.

Arce alerta que golpistas ameaçam impedir à força vitória na Bolívia

Documentos mostram que direita pretende fazer atentados terroristas sob bandeira da esquerda para cancelar a eleição.

Chega à Venezuela primeiro lote da vacina russa para testes clínicos

A Venezuela se tornou o primeiro país da América Latina a iniciar os ensaios clínicos da vacina Sputnik V após seu registro na Rússia, com 2.000 participantes no ensaio.

Arce: Industrialização é chave para soberania na Bolívia, sem FMI

Candidato à Presidência da Bolívia critica inação do governo golpista diante da pandemia e a submissão econômica a transnacionais, assim como a dificuldade da esquerda na mídia em período eleitoral.

Uruguai conseguiu controlar a covid-19 sem quarentena obrigatória

Como o vizinho sul-americano conseguiu manter sua taxa de mortes pelo coronavírus bem abaixo da média da região, apostando em conscientização, redução de salários de políticos, respeito à ciência e investimentos em saúde pública.

Nobel da Paz sobre ações de Bolsonaro na pandemia: fracasso total

O ex-presidente da Colômbia e receptor do Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, disse que é “uma loucura” como o Brasil, governado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), está conduzindo a pandemia do novo coronavírus.

Argentina pretende estatizar grupo agroexportador em crise

Empresa em processo de falência é devedora do governo; ‘país dá um passo rumo à soberania alimentar’, disse presidente

Acampados em Guarulhos, Colombianos lutam por repatriação humanitária

Sem resposta satisfatória do governo de seu país, mais de 200 colombianos se encontram no aeroporto de Guarulhos aguardando repatriação […]

1 2 3 1.181