Diplomacia dos povos reúne bolivianos e chilenos

O senador boliviano Gastón Cornejo, do Movimento Ao Socialismo (MAS), disse que a reunião está de acordo com a "diplomacia dos povos" promovida pelo presidente Evo Morales.

Um grupo de cinco parlamentares chilenos iniciou no domingo (11) uma reunião com parlamentares bolivianos em La Paz para conversar sobre uma agenda de integração que inclua a reivindicação boliviana de uma saída para o Oceano Pacífico.O senador chileno Nelson Ávila, do Partido Radical Social Democrata (PRSD), disse que o encontro busca um contato entre os povos, paralelo aos diálogos mantidos pelas Chancelarias. O senador confirmou que a questão marítima estará na agenda das duas delegações, que se reunirão até terça-feira na sede do governo boliviano.

Para Ávila, a Bolívia e o Chile têm aspectos que os unem com mais força do que aqueles que os separam, e o diálogo é fundamental para superar tudo o que foi motivo de separação histórica. Os dois países não têm relações diplomáticas no nível de embaixadores desde de 1978, devido à reivindicação boliviana de uma restituição do acesso soberano ao mar perdido para o Chile na Guerra do Pacífico (1879-1883). Junto a Ávila, visitam La Paz o senador Alejandro Navarro, do Partido Socialista (PS); os deputados Marco Enríquez Ominami (PS), René Alinco Bustos, do Partido Pela Democracia (PPD); e Alejandro Sule, do Partido Radical Social Democrata (PRSD).

O senador boliviano Gastón Cornejo, do MAS, afirmou que serão discutidos assuntos de integração cultural, energética e comercial, além de "um tema sensível para todos os bolivianos, que é a integração marítima". Segundo Cornejo, a presença dos parlamentares chilenos para uma reunião como esta em La Paz não tem precedentes e, posteriormente, será retribuída pelos bolivianos em Santiago. Também está prevista uma nova reunião em 20 de julho, na cidade de Santa Cruz, para a formação de uma Liga Interparlamentar entre os dois países.

Com agências