Emprego na indústria registra crescimento em abril

O nível de emprego na indústria cresceu 0,5% em abril em relação ao mês anterior, após queda de 0,3% entre fevereiro e março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 0,8% no número de pessoas ocupadas na indústria. Esse foi

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes).  O índice acumulado nos quatro primeiros meses de 2006 ficou 0,8% abaixo do registrado no primeiro quadrimestre do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o nível de emprego manteve a trajetória de queda observada desde junho de 2005 e registrou a primeira taxa negativa (-0,1%) desde julho de 2004.

Em relação a abril do ano passado, 10 dos 18 segmentos pesquisados apresentaram taxas negativas. Houve redução de pessoas ocupadas nas indústrias de calçados e artigos de couro (-12,4%) e máquinas e equipamentos (-8,7%). Foi registrado aumento nas contratações dos setores de alimentos e bebidas (7,7%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (5,9%). As demissões superaram as admissões em oito dos 14 locais pesquisados, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde o índice de pessoas empregadas na indústria em abril teve redução de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Também foi registrada redução de pessoal empregado na indústria da região Nordeste (-3,1%).

Com agências