Gibi especial da Turma da Mônica combate trabalho infantil

Com a finalidade de celebrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, (12 de junho), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil (FNPETI) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e d

Lançado oficialmente no dia 6 de junho em Brasília, o gibi mostra personagens como Magali, Cascão, Cebolinha e outros, conscientizando o garoto Benedito, que trabalhava no lixão com seus pais, a voltar a estudar. A publicação conta com o apoio do Unicef e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

De acordo com Isa Oliveira, secretária executiva do FNPETI, o gibi é uma importante ferramenta de conscientização no combate ao trabalho infantil. “A melhor maneira de conscientizar é trabalhar com uma linguagem lúdica e pedagógica. Nosso desafio agora é mudar os valores culturais das famílias pobres, que defendem o trabalho infantil”, conta Isa.

A secretária comenta que o Brasil hoje é referência na Organização Internacional do Trabalho (OIT) porque tem desenvolvido um trabalho de divulgação e de implementação de ações sociais, que envolveram a sociedade civil organizada.

Ações estudadas
Segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), de 1992 a 2004, o Brasil conseguiu reduzir em 60,9% o trabalho infantil na faixa de cinco a nove anos de idade. A taxa de atividade entre dez e 17 anos caiu 36,4% no mesmo período. Dados da PNAD (Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios) mostram cerca de 2,7 milhões de jovens e crianças, entre 5 e 15 anos, são vítimas do trabalho infantil.

Isa Oliveira comenta que, para o país continuar avançando no combate ao trabalho infantil, é importante combater a pobreza e promover inclusão social das crianças; melhorar a educação e universalizar o ensino básico (cerca de 2,9% das crianças entre sete e 14 anos estão fora das escolas) e investir em fiscalização para retirar as crianças do narcotráfico, da exploração sexual e das ruas.

Também foi lançado, mas em Genebra (Suíça), dia 8, o programa “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”, em sessão especial dos países da comunidade de língua portuguesa. O lançamento do programa ocorreu durante a 95ª Conferência da OIT. Fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.