Anac aprova compra da VarigLog e facilita venda da Varig

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou na madrugada de hoje (24/06) a compra da Varig Logística (VarigLog) pela Volo — empresa formada pelo fundo de investidores norte-americano Matlin Patterson. A decisã

De acordo com a assessoria da Anac, os diretores da agência concluíram que a Volo conseguiu apresentar a documentação necessária para comprovar que foi respeitado o limite de 20% de participação estrangeira em empresas áreas, conforme determina o Código Brasileiro de Aviação.

A empresa ligada ao fundo americano já havia comunicado à Justiça do Rio que teria interesse em injetar US$ 458 milhões na Varig, em troca de 90% das ações da empresa aérea. Outros 5% ficariam com os funcionários, e o restante com os credores. No entanto, a oficialização dessa proposta estava condicionada à aprovação da compra da VarigLog.

Como a Justiça invalidou o leilão da Varig, realizado no último dia 8, e também a proposta de compra apresentada pelo TGV (Trabalhadores do Grupo Varig), mais do que a única interessada, a Volo passaria a se apresentar como única saída viável para a crise da empresa de aviação.

Prejuízo
A Varig manteve estável o número de vôos cancelados nesta sexta-feira, em relação aos últimos dias, no mercado doméstico. Mas voltou a operar para Miami e Nova Iorque (EUA). A constatação foi discutida em reuniões realizadas também ontem no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dando continuidade aos trabalhos da comissão que acompanha a situação dos passageiros dos vôos da Varig no Brasil e no exterior.

De acordo com nota distribuída pela Anac, até o final da noite de hoje 1.044 passageiros da Varig que estão em países da América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Uruguai) retornarão ao Brasil.

Da América do Norte (Miami, Nova York e Cidade do México), outros 380 brasileiros retornam ao país, enquanto da Europa (Alemanha, Inglaterra e Espanha) vêm mais 1.255. Da Alemanha, sede da Copa do Mundo, regressarão 771 brasileiros, segundo informações do colegiado da Anac.

Os passageiros estão sendo atendidos caso a caso. A agência informa ainda que tem atuado na negociação para que outras empresas aéreas aceitem os usuários da Varig, em vôos nacionais e internacionais.