Ataques matam 13 no Iraque; grupo seqüestra 16 pessoas

Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas neste domingo (25/06) em vários ataques da insurgência em diferentes partes do Iraque, informaram fontes policiais iraquianas.

Três iraquianos morreram na explosão de um carro-bomba no centro de Bagdá, enquanto outros quatro perderam a vida em um ataque insurgente ao norte da capital iraquiana, explicaram as fontes. Outras três pessoas morreram e várias ficaram feridas na explosão de outro carro-bomba em Bagdá.

Em Baquba, no leste do Iraque, três iraquianos, entre eles uma autoridade policial, morreram em diferentes ataques, segundo um comunicado do Escritório de Coordenação Conjunta de Segurança iraquiano-americano. Outras fontes policiais iraquianas afirmaram que ao menos 19 civis ficaram feridos em vários ataques perpetrados em uma região ao norte de Bagdá.

Além disso, três civis ficaram feridos em um ataque lançado por insurgentes no norte de Baquba. No centro de Bagdá, a explosão de um carro-bomba feriu quatro pessoas.

No sábado (24), ao menos 26 pessoas morreram em vários ataques registrados em diferentes pontos do Iraque. Entre as vítimas está o general Moussa Hatim al Hadidi, chefe dos serviços de inteligência na conflituosa cidade de Kirkuk, cujo controle é disputado por curdos, sunitas e turcomanos.

Seqüestro
As mesmas fontes policiais informam que 16 funcionários de um centro estatal de tecnologia no Iraque foram seqüestrados por vários indivíduos armados e levados a um destino desconhecido.

Segundo essas fontes, os empregados saíam de seu local de trabalho em Tahi quando foram surpreendidos por um grupo de homens armados. Até o momento, ninguém reivindicou a ação, que se soma à onda de seqüestros registrados em Bagdá e seus arredores nos últimos meses.