Convenção Nacional: Jussara Cony destaca motivos de orgulho

"Eu estou entusiasmadíssima e orgulhosa do meu partido, de ter capacidade, sagacidade e engenharia política, que são fundamentais para contribuir para o avanço do Brasil, que não está separado do processo do governo Lula e o

Jussara fala com empolgação sobre a campanha eleitoral no Rio Grande do Sul e em defesa da reeleição de Lula, destacando que "o Rio Grande não se desenvolve deslocado de um processo de desenvolvimento nacional". Ela avalia que "o atual governo do Estado antagonizou o governo federal, porque é limitado politicamente e não entende o significado de contribuir e se beneficiar do desenvolvimento do Brasil".

Para Jussara, que faz questão de destacar o papel das mulheres comunistas, "precisamos retomar em outro patamar e ai entra o protagonismo do PCdoB para ampliar – a história do PCdoB é de amplitude – com o nosso povo, para acumular forças para etapas posteriores, porque esse é um governo de transição, vencemos uma etapa dessa transição e vamos para outro patamar".

"Não basta ser mulher"

A líder comunista faz questão de destacar a questão de gênero, em meio ao discurso político-eleitoral, dizendo que "não basta ser mulher, tem que ter lado, o lado da mudança, do avanço, do progresso, de quem tem visão estratégica do processo de construção do socialismo".
Juçara não mediu palavras para elogiar o projeto eleitoral do PCdoB, que define como "correto para o momento que vivemos. Apesar da cláusula de barreira, fizemos uma simbiose que é termos candidaturas proporcionais e estarmos em candidaturas majoritárias".

Para ela, "o nosso partido está com uma tática absolutamente correta, servindo a estratégia. É assim que vamos vencer a cláusula de barreira e as eleições", garante.

Ano decisivo

"Este ano é decisivo para o nosso Partido, para o povo brasileiro e povo gaúcho. No Rio Grande do Sul, estamos apresentando o projeto do Partido, indicando meu nome e a luta do PCdoB, a história do povo gaúcho e a história de uma mulher de luta dirigida por forças emancipacionistas e avançadas, para contribuir na retomada do nosso desenvolvimento e o protagonismo político do nosso Estado, que pegou em armas para fazer parte dessa grande nação que é o Brasil", afirmou.

Para a líder comunista, "nós estamos vivendo o que João Amazonas nos dizia de uma encruzilhada histórica, onde vamos decidir entre continuar avançando com Lula ou o retrocesso com aqueles que impediram que nossa nação se desenvolvesse", avalia Jussara, para quem esse é "um momento ímpar dessa história de 84 anos, cuja luta se confunde com a luta do povo brasileiro".

De Brasília
Márcia Xavier