Regime do Kuwait permite pela 1.º vez o voto feminino

Os kuwaitianos foram às urnas nesta quinta-feira para disputar as primeiras eleições parlamentares nas quais as mulheres têm direito a votar e se candidatar. Vinte e oito dos 252 candidatos ao pleito são mulhere. A elei&c

A campanha eleitoral foi marcada por acusações de corrupção. No início da votação, dezenas de mulheres formavam fila do lado de fora das seções eleitorais femininas — pelas leis do país, homens e mulheres têm que votar em zonas separadas.

As mulheres representam 57% do eleitorado e as candidatas esperam conquistar alguns assentos no Parlamento. "A participação das mulheres nas eleições torna este um dia histórico para o Kuwait", disse à candidata Fatima al-Abdali, que apesar de ser kuwaitiana viveu quase toda sua vida nos Estados Unidos. "O sucesso de qualquer mulher será uma vitória para todas as mulheres do Kuwait e do Golfo Árabe", filosofou.

A corrupção foi uma das maiores preocupações durante a campanha eleitoral, com freqüentes acusações de compra de votos por candidatos que defendem o governo.

Apesar de ser uma ditadura como a Arábia Saudita, o parlamento do Kuwait raramente diverge das posturas do governo, cujo líder é o emir xeque Sabá al-Ahmed al-Sabá. Ele é a autoridade máxima da nação e tem a última palavra em qualquer decisão relativa ao governo e postos-chave do ministério, que são ocupados por membros da família governante. Os 50 parlamentares eleitos cumprirão mandato de quatro anos, a não ser que o emir dissolva o órgão.

Com agências internacionais