Comunistas sergipanos apoiarão Déda ao Governo
Aconteceu na manhã de ontem, 30/06, a Convenção Estadual do PCdoB no estado de Sergipe, que homologou as candidaturas dos petistas Marcelo Déda e Zé Eduardo ao Governo e Senado federal, respectivamente, além
Publicado 01/07/2006 17:04 | Editado 04/03/2020 17:21
Na abertura, o Presidente do PcdoB-SE, Bosco Rolemberg apresentou o texto inicial apresentado à militância comunista e afirmou que esta eleição, “poderá ser um divisor político para o Estado de Sergipe, que desde o regime militar, não vivenciou uma mudança profunda no na governança do estado”.
Está apresentado uma polarização entre o ex-Prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT) e o atual Governador do estado e candidato a reeleição João Alves Filho (PFL). No estado, afirma-se que a eleição será a mais disputa democraticamente, onde ambos os candidator podem levar o pleito, apesar da vantagem na pesquisas apresentada ao petista. “João Alves é Governador pela terceira vez e sempre reelegeu seu sucessor e com certeza vai fazer de tudo para manter-se no cargo”, diz a vereadora comunista Tânia Soares.
Déda prestigia a Convenção
Em seu discurso, o ex-Prefeito da capital sergipana, afirmou que “a essência de sua candidatura está na militância dos partidos oposicionistas, entre eles o PCdoB, que em 2000 foi decisivo para a sua eleição para Prefeito de Aracaju, num momento onde ele estava em último nas pesquisas eleitorais”.
Ao som das palavras de ordem cantadas pelos comunistas, o ex-Prefeito agradeceu a confiança neste últimos anos e disse que tem no PCdoB uma confiança imensa.
Déda ressaltou que no outro time, irão usar de todos os recursos possíveis para ganhar a eleição, mas confia no espírito que ronda o estado, o espírito da mudança, e é este espírito que tem alimentado sua vida nos últimos meses e o acompanhará até o dia 01 de outubro.
PCdoB apoiará Zé Eduardo ao Senado
Foi aprovado também, a candidatura do ex-Presidente da Petrobrás José Eduardo Dutra (PT) ao Senado Federal. Em seu discurso, Zé Eduardo afirmou que esta eleição será das mais difíceis, no entanto, a voz do povo não pode ser calada pelas mentiras pefelistas.
PMDB apóia Déda ao Governo
A grande vitória das forças oposicionistas ao Governo do PFL em Sergipe foi a incorporação do PMDB à chapa majoritária. Tido como um partido importante no estado, o PDBM namorou com ambas candidaturas ao Governo, mas optou pelo petista Marcelo Déda, por ser o que representa os maiores anseios populares por desenvolvimento econômico com distribuição de renda. Alem de participar da chapa proporcional de deputados federais e estaduais, o PMDB indicou a 1º Suplência de Zé Eduardo, ao Senado Federal.
Tânia é a prioridade para os comunistas
Em seu documento de Resolução Política, os comunistas sergipanos, aprovaram a candidatura de Tânia Soares (PCdoB) a Deputada Estadual, sendo a disputa prioritária para os cargos legislativos. Tânia têm feito um ótimo mandato na Câmara de Vereadores de Aracaju, alem de ter chances concretas à tornar-se, depois de 56 anos, a primeira parlamentar comunista na Assembléia Legislativa. “Tânia foi a primeira Deputada Federal da história de Sergipe e agora pode recolocar o PCdoB na Assembléia, cabendo a cada militante e simpatizante do PCdoB, tornar isto realidade”, diz Bosco Rolemberg.
Além de Tânia, o PCdoB apresenta os nomes de Chicão e Adissandro Pinheiro, a disputarem as vagas de Deputado Federal pelo estado de Sergipe, tendo como centralidade, o fortalecimento da candidatura comunista no interior, como também contribuírem para que o PCdoB atinja os 5% dos votos nacionalmente.
Participaram também da Convenção, o Prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o candidato a Vice-Governador Belivaldo Chagas (PSB).