Argentina e Venezuela podem emitir bônus em conjunto
A Argentina e a Venezuela trabalham na emissão de um bônus binacional que poderá ser lançado daqui a 60 a 90 dias, informou o presidente argentino, Néstor Kirchner, em um discurso.
Publicado 04/07/2006 20:49
Kirchner anunciou o projeto financeiro, que poderá servir, segundo ele, como antecedente da formação de um "banco, de um espaço financeiro do Sul". "Estamos empenhados em trabalhar a idéia (…) da criação de um bônus do Sul, um bônus conjunto trabalhado por nossas áreas respectivas, para em um período de 60 a 90 dias gerar uma fonte de ingressos muito importante para consolidar processos estratégicos de investimento", disse Kirchner. "Agora essa idéia (é) maravilhosa, que veio de lá, o bônus do Sul, um bônus binacional para seguir impulsionando investimentos, para seguir sustentando o crescimento econômico", disse, por sua vez, o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
A Venezuela já comprou títulos em dólares, em sua maioria com vencimento em 2012. Desde meados de 2005, a Venezuela já comprou bônus argentinos por um valor nominal de cerca de US$ 3,240 bilhões. Em 2006, as compras somaram cerca de US$ 1,450 bilhão. A dívida externa é um dos problemas crônicos de muitos países da região.
Com agências