Indústria do Brasil cresceu 4,8% em maio, diz IBGE

A produção industrial apresentou em maio um excepcional aumento mensal de 4,8%. Houve crescimento em todas as 14 regiões brasileiras exceto Amazonas e Rio Grande do Sul, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro d

Os maiores avanços ocorreram no Pará, 17,9%, e Goiás, 9,3%. Mas o desempenho positivo foi  puxado também por grandes parques industriais, como Minas Gerais (8,5%) e São Paulo (6,7%)
Outros índices: Bahia (6,6%), Espírito Santo (5,0%), Pernambuco (5,0%), Ceará (4,9%), Nordeste (4,9%), Rio de Janeiro (4,3%), Santa Catarina (2,7%) e Paraná (0,9%).
A indústria do Amazonas, concentrada na Zona Franca de Manaus, teve em maio a segunda queda consecutiva (-5,7%), depois de liderar o crescimento industrial em um passado recente. No ano, ela ainda acumula expansão de 1,7% e nos últimos 12 meses 5,3%
No acumulado de janeiro a maio, é ainda o Pará que lidera (13,2%), graças à indústria de extração, sobretudo de minério de ferro em Carajás. Minas tem 5,8% de crescimento e São Paulo 4,0%.
O índice de expansão da produção industrial nos últimos 12 meses é mais acanhado, 2,6%, devido à retração no segundo semestre do ano passado. Todos os Estados do Sul ainda apresentam números negativos: Rio Grande do Sul -3,5%, Santa Catarina e Paraná -3,0%.
O site do IBGE fornece mais informações sobre a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física de maio. Veja em http://www.ibge.gov.br/ .