Mostra traz fotos inéditas de Che, Fidel e Revolução Cubana

A exposição de fotografia ''A Épica Revolucionária Cubana'' apresenta, na Galeria Senac, imagens de Alberto Días (Korda), Raúl Corral (Corrales), Osvaldo Salas, entre outros.

Às vésperas do 80º aniversário do líder Fidel Castro, nascido a 13 de agosto de 1926, São Paulo recebe uma mostra fotográfica com seleção inédita de imagens dos primeiros anos da Revolução Cubana, mais exatamente no período de 1959 a 1969.


 


A exposição ''A Épica Revolucionária Cubana'', em cartaz na Galeria do Senac Lapa Scipião entre 13 de julho e 18 de agosto, tem curadoria de Nelson Ramírez de Arellano, fotógrafo e curador-chefe da Fototeca de Cuba. Conta com 69 imagens em preto-e-branco, de oito fotógrafos considerados expoentes da fotografia do período – entre eles Alberto Díaz (Korda), Raúl Corral (Corrales), Oswaldo Salas e Roberto Salas.


 


Durante a inauguração, no dia 13 de julho, estarão presentes Roberto Salas, responsável por algumas das principais imagens realizadas no período, e Lourdes Socarrás, co-curadora da mostra e diretora da Fototeca de Cuba, principal instituição cubana de fomento à fotografia e responsável pelo acervo.


 


O Instituto de Mídia e Artes (Imea) é responsável pela realização da mostra no Brasil e vem atuando em parceria com a Fototeca desde 2002 para sua concretização. ''Será uma rara oportunidade de conhecer com maior profundidade o excelente trabalho dos fotógrafos cubanos realizado nos primeiros anos da Revolução, suas características, contexto, motivações, dificuldades e o papel da fotografia no cenário cubano atual'', diz Fernanda Cerávolo, diretora do instituto e produtora executiva da mostra no Brasil.


 


A famosa foto ''O guerrilheiro heróico'', tirada em 1960 por Alberto Díaz (Korda), que ganhou notoriedade mundial e continua sendo um dos principais ícones de rebeldia da atualidade, é uma das imagens da mostra. Fernanda ressalta, no entanto, que um dos principais objetivos do Imea com a iniciativa é mostrar a vastidão e excelência do trabalho realizado pelos fotógrafos naquele momento – e dar início a um trabalho mais consistente de intercâmbio cultural e artístico entre Cuba e o Brasil.


 


Além da mostra, o Imea e a Fototeca promoverão dois eventos paralelos. Primeiro, em 14 de julho, um painel de discussão sobre fotografia – ''A Épica Revolucionária Cubana: seus expoentes, impacto na cultura e na sociedade e papel da fotografia latino americana no cenário global''. Depois, a seleção de trabalhos de fotógrafos brasileiros para exibição em uma mostra coletiva na cidade de Havana em 2007.