Inácio Arruda é homenageado como ‘Amigo do PET’

O deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE) recebe o diploma de “Amigo do PET” – Programa de Educação Tutorial, por ocasião da solenidade de abertura do XI Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), nesta Segunda-feira (17|), em Florianópolis (SC). A homenagem é d

Inácio Arruda foi o pioneiro nessa luta, apresentando projeto de Lei que institucionalizava o PET. O presidente Lula, sensível à reivindicação, enviou ao Congresso Nacional Medida Provisória, já transformada em Lei.


O Programa de Educação Tutorial, antes denominado Programa Especial de Treinamento, foi criado em 1978 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), visando à formação acadêmica de excelente nível, integrada com a futura atividade profissional.


A sua importância é reconhecida pelo deputado Inácio Arruda, que diz não ser possível estabelecer ensino de qualidade, desvinculado do exercício da pesquisa e extensão. Vale ressaltar a importante luta das comunidades petianas em todo o país e da Comissão Nacional em Defesa do PET, fundamental na construção do projeto.


Como funciona


Ao longo dos seus 27 anos de atuação, o PET é o responsável pelo aprimoramento de mais de 20 mil alunos, das mais diversas instituições de ensino superior do país, sejam públicas ou privadas, federais, estaduais e municipais. O programa é sistematizado a partir da constituição de grupos formados por 12 alunos e um professor-tutor.


Atualmente conta com 314 grupos, distribuídos em 59 universidades brasileiras, atendendo a 3.768 estudantes. O programa age segundo os princípios da interdisciplinaridade, atuação coletiva, interação dos corpos discente e docente, planejamento e execução de uma planilha diversificada, baseada em seu “Manual de Orientações Básicas”, com uma última versão redigida e aprovada pela CAPES, em 1995.