Direita americana irada com Bush

O jornal americano Washington Post publicou um artigo nesta semana afirmando que os políticos ultraconservadores dos EUA estão cada vez mais irados com a política externa do chefe da Casa Branca, George W. Bush.

De acordo com o jornal, “intelectuais” e comentaristas ultraconservadores, que já louvaram Bush pela “forma agressiva de confrontar ameaças aos interesses americanos” vêm criticando o governo pelo que julgam ser “timidez em lidar com problemas antigos como Irã e Coréia do Norte, bem como outros mais recentes, como a mais recente crise entre Israel e o Hezbolá”.


De acordo com os direitistas ouvidos pelo jornal, “o governo americano não tem uma estratégia para combater” a resistência no Iraque, pouco se manifesta sobre a “repressão imposta por autocratas na Rússia e no Egito contra dissidentes”, permite que “a Coréia do Norte dispare mísseis sem quaisquer conseqüências” e deixa que “o Irã ganhe tempo para desenvolver armas nucleares, enquanto a administração Bush perde tempo com negociações infrutíferas com aliados europeus”.


No entender dos ultraconservadores que estão se distanciando do chefe da Casa Branca, “a percepção de que a administração Bush é fraca e está sem opções, está fazendo com que o Irã, a Síria e os radicais do Hezbolá que eles apóiam se tornem mais audaciosos”.