Uruguai paga metade de sua dívida com o FMI

O governo do Uruguai anunciou nesta segunda-feira (31/7) o pagamento de todos os vencimentos de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) referentes a 2007. No total, serão envolvidos US$ 916 milhões na negociação, pouco menos da metade dos cer

Depois de Brasil e Argentina agirem de modo semelhante nos últimos meses, o Uruguai põe em prática o compromisso firmado pelo presidente Tabaré Vásquez no último mês de abril.



Para o ministro da Economia uruguaio, Danilo Astori, seu país está caminhando no rumo correto ao tomar tal decisão. “Estamos trocando uma dívida cara por outra mais barata, o que é interessante para nossas finanças”, comentou.



O pagamento adiantado da dívida com o FMI permite que o Uruguai pague uma quantidade menor de juros no momento que todos os vencimentos sejam abatidos. Estima-se que o governo economizará cerca de US$ 40 milhões apenas com essa medida.



FMI aprova pagamento



Por sua vez, a direção do FMI também manifestou-se satisfeita com a antecipação do pagamento da dívida uruguaia. “O Fundo está satisfeito com a decisão do Uruguai, a qual é um reflexo de sua fortalecida posição externa e outra medida do êxito alcançado pelo programa de suas autoridades”, afirmou o espanhol Rodrigo Rato, diretor do Fundo.