Desemprego sobe para 4,8% nos EUA

O Departamento do Trabalho dos EUA informou nesta sexta-feira (4) que foram criadas apenas 113 mil vagas na economia norte-americana em julho. O número ficou bem abaixo do que previam os economistas ouvidos em pesquisa Dow Jones/CNBC; eles acreditavam num

O mesmo relatório diz que o ganho médio pago por hora subiu US$ 0,07 em julho nos EUA, ou 0,42%, para US$ 16,76, em relação a junho. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o ganho aumentou 3,8%. A previsão dos economistas era alta mensal de 0,3% em julho.



Corte de vagas na indústria



O Departamento informou que as indústrias produtoras de bens reduziram em 2 mil o número de vagas em julho. Dentro dessa categoria, as empresas manufatureiras cortaram 15 mil empregos. O setor de construção abriu 6 mil postos. O emprego no setor de serviços cresceu 115 mil, com as empresas varejistas mantendo postos estáveis, enquanto as companhias de serviços profissionais e de negócios ampliaram a oferta de 43 mil postos.



Esses números do mercado de trabalho norte-americano eram bastante aguardados pelos investidores, já que orientam as decisões do Fed (banco central americano) sobre a política de juros. Na próxima terça-feira, o comitê de mercado aberto do Fed se reúne para definir a taxa básica de juros do 3º trimestre, que hoje está em 5,25% ao ano. Os analistas acham difícil que haja uma noja elevação do juro, para 5,5%.



Com agências