Ibope mostra vitória de Lula no 1º turno com 44%

Com 44% das intenções de voto e 55% dos votos válidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reelegeria no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje. O número é da pesquisa CNI-Ibope, divulgada  nesta sexta-feira (4). Geraldo Alckmin, candidato d

Na pesquisa espontânea, Lula sobe 4 pontos em relação a junho, de 27% para 31%. Geraldo Alckmin sobe 10, de 4% para 14%, assimilando os 8% de José Serra, que desta vez não pontua. Heloísa sobe 5 pontos, de 1% para 6%. Todos os outros nomes somam 2% (em junho eram 13%), enquanto o número dos que não souberam ou não quiseram opinar despenca 13 pontos percentuais, de 50% para 37%.



Votos válidos



Na pesquisa estimulada — agora com o único cenário, das candidaturas já registradas — Lula aparece com 44%, Alckmin com 25% e Heloísa com 11%. Cristovam Buarque, do PDT, fica com 1%, assim como Luciano Bivar, do PSL. José Maria Eymael (PSDC) e Ruy Pimenta (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos registraram 9% e os entrevistados que não responderam outros 9%.



Lula fica portanto com 55% dos votos válidos, contra 45% dos demais candidatos. É um indicativo de que se as eleições fosse hoje o presidente se reelegeria no primeiro turno.



Estratificação social



Quanto à segmentação do voto, mantém-se a forte estratificação social. Lula chega a 58% das intenções de voto entre os eleitores com renda até um salário mínimo, enquanto Alckmin tem 16% e Heloísa 6%. Conforme Aumenta a faixa de renda, o presidente vai perdendo simpatia e seus adversários ganhando: na faixa de renda mais alta que o Ibope registra (acima de 10 salários mínimos), Lula perderia a eleição, pois registra 28%, contra 42% para Alckmin e 17% para Heloísa.



Em um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, o presidente se reelegeria por 50% a 36%, segundo o Ibope. A diferença se reduziuu em relação a junho, quando os números eram 53% e 29%. Num segundo turno com Heloísa, esta teria 30% (21% em junho) e Lula 53% (57% em junho).



Taxas de rejeição



Quanto às taxas de rejeição, a pesquisa CNI-Ibope adota um método de perguntar se o eleitor ''com certeza poderia votar'' ou  ''não votaria de jeito nenhum'' em cada candidato. Lula tem 64% de ''com certeza poderia votar'' e 32% de ''não votaria de jeito nenhum''. Para Alckmin os números são 52% e 28%. E para Heloísa 40% e 32%, indicando uma intenção de voto mais flutuante.



A pesquisa também sondou o grau de conhecimento dos eleitores sobre os candidatos. Sobre Lula, 75% dos eleitores afirmaram ''conhecer bem'' o candidato; 26% ''conhecem bem'' Alckmin e apenas 14% afirmaram o mesmo sobre Heloísa Helena; 10% dos eleitores afirmaram ''nunca ter ouvido falar'' de Alckmin e 17% declararam o mesmo sobre a candidata do PSOL.



Avaliação do governo



A avaliação do governo permanece positiva mas apresentou recuo em relação a junho. O número de eleitores que considera o governo ótimo ou bom caiu de 44% em junho para 40% em julho, e o índice de aprovação recuou de 60% para 55%, de acordo com a pesquisa. A confiança no presidente também caiu: de 56% em junho para 52% em julho.



A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, a entidade patronal do setor. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios, entre os dias 29 e 31 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.



Para ter acesso ao relatório completo do Ibope, clique em http://www.cni.org.br/f-ps-cnibope_economico.htm.



Com www.cni.org.br