Vox Populi mostra crescimento de Lula e queda de Alckmin

Atualizada às 16h56


 


O Instituto Vox Populi concluiu, anteontem, pesquisa nacional de intenção de voto que não será divulgada. Segundo informação divulgada no Blog do Noblat, a pesquisa foi feita só para conhecimento do cliente qu

O diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, acredita que, na disputa pelo Palácio do Planalto, a vantagem de Lula sobre o tucano Geraldo Alckmin deve dobrar nas próximas sondagens, em comparação com o levantamento anterior do instituto que apontou uma diminuição para dez pontos da diferença entre os candidatos.


 


''As pesquisas que vierem a ser divulgadas nesta e na próxima semana já devem mostrar o Lula de volta a uma vantagem de cerca de 20 pontos''. O comentário de Coimbra foi veiculado na edição de ontem do Jornal da Band, da Rede Bandeirantes.


 


Na última pesquisa Carta Capital/Vox Populi/Band, divulgada em 14 de julho, a diferença entre Lula e Alckmin tinha caído para 10 pontos. Lula ficava com 42% das intenções de voto, contra 32% do tucano. Na pesquisa, a candidata do PSOL, Heloísa Helena, tinha 7% e o pedetista Cristovam Buarque, 1%. Como a margem de erro era de 2,2 pontos percentuais, poderia haver segundo turno.


 


Ou seja, em relação à pesquisa anterior, a sondagem feita nesta primeira semana de agosto mostra que Lula subiu 2 pontos (passando de 42 para 44%), Heloísa Helena subiu 3 (passou de 7 para 10%) e  Alckmin  caiu 5 (passando de 32 para 27%).


 


A penúltima pesquisa do Ibope sobre a corrida presidencial, divulgada no último dia 25 de julho, já mostrava uma diferença maior entre Lula e Alckmin: o petista aparecia com 44% das intenções de voto, contra 27% do tucano.


 


Hoje (4), foi divulgada uma nova pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) que traz Lula com 44%, Alckmin com 25% e Heloísa Helena com 11%.


 


Clique aqui para ver mais detalhes da pesquisa Ibope.