CNT-Sensus: Alckmin cai 7,5 pontos em um mês

O candidato presidencial do bloco conservador PSDB-PFL, Geraldo Alckmin, caiu 7,5 pontos porcentuais na pesquisa CNT-Sensus, divulgada nesta terça-feira (8). Alckmin tinha 27,2% das intenções de votos em julho e caiu para 19,7%. O presidente Luiz Inácio L

Os demais candidatos ficaram com menos de 1% das intenções de vot: Cristovam Buarque, do PDT (0,6%); José Maria Eymael, do PSDC (0,4%); Luciano Bivar, do PSL (0,2%); e Rui Pimenta, do PCO (0,1%). Os votos indecisos, brancos e nulos permaneceram estáveis, com 20,9%.



Tendência para o 1º turno se mantém



Se a disputa fosse hoje, Lula teria 60,5% dos votos válidos, contra 24,9% de Alckmin e 11,7% de Heloísa Helena. A pesquisa indica, portanto, a tendência à reeleição no primeiro turno.



Num eventual segundo turno, Lula aparece com 52,5% e Alckmin com 29,8%. Num segundo turno com Heloísa Helena, Lula também venceria, com 56,9% das intenções de voto, contra 22,7% da senadora. O índice se manteve estável em relação à última pesquisa, em julho.



O fator crise da segurança



Na avaliação do diretor do Instituto Sensus Ricardo Guedes, três hipóteses podem ter contribuído para a queda significativa do tucano: seu desempenho na mídia não está sendo satisfatório; a expectativa de vitória de Lula leva o eleitor a migrar para Heloísa Helena; e há ainda o recrudescimento dos ataques do PCC em São Paulo, estado governado por Alckmin até março último.



''Alckmin não tem sido eficiente na mídia e, se ele se expõe, perde votos'', disse Guedes. Na região Sudeste, o tucano caiu 10,8 pontos em um mês, o que reforça a hipótese de uma influência do apagão sa segurança pública sobre as intenções de voto.



A pesquisa foi encomentada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Ouviu 2.000 pessoas em 195 municípios brasileiros, entre os dias 1º e 4 de agosto. A margem de erro varia de 1 a 3 pontos percentuais.



Clique em www.cnt.org.br/gerenciador/cnt/pdfISC/Relat84.pdf para ter acesso ao relatório completo da pesquisa.



Com www.cnt.org.br